sábado, 26 de setembro de 2009

Sverige

Todo mundo já ouviu falar pelo menos uma coisinha sobre a Suica: os chocolates, a neve, os Alpes, o fenômeno das diversas culturalidades em um país só (cada parte do país fala uma língua diferente)... E também muitos de nós pobres brasileiros, mortais e ignorantes, confundem este pequeno e curioso país com aquele outro de nome parecido (mas só em português): Suecia. Mas o que eu já ouvi falar sobre a Suecia? Na verdade nada, até chegar aqui. Por ser relativamente pertinho da Alemanha, aqui é cheio de suecos, e tenho três amigas que, morando em Hamburgo, comecaram a namorar suecos que moravam na Suecia. Uma delas até terminou seu ano de au pair e foi morar com o namorado em Estocolmo. E uma das pessoas com quem tenho saído e me divertido muito ultimamente é a Malin, minha vizinha de bairro (uma das poucas que conhece Rahlstedt tao bem quanto eu, e que sofre as mesmas coisas que eu sofro por morar tao longe e tao isoladamente do resto do mundo.) =P. Ela é sueca e tem 19 anos, vai fazer 20 em algumas semanas (no dia do aniversário da Bianquinha). E com ela tenho aprendido mais algumas coisas sobre a quase chará da Suica (mas só em português). Aí vao algumas curiosidades...

Por ser um país nórdico, a Suecia sofre da depressao do inverno e da exaltacao do verao. No inverno é escuro e frio demais, com poucas horas de sol por dia, e no verao é o oposto, de modo que o comportamento das pessoas numa época e na outra é quase extremo: muito fechado no inverno e totalmente louco no verao. Ela explica: quanto mais se vai para o norte da Europa, mais as pessoas sao fechadas, frias e tímidas, muito tímidas. Se você estiver na parada do ônibus e tiver uma pessoa sentada no banco, podem ter três lugares do lado da pessoa, mas dificilmente outra pessoa vai sentar também. E as pessoas nao falam umas com as outras, mesmo quando estao na rua e precisam saber as horas. (Ela me contou isso quando estávamos juntas descendo do ônibus e eu agradeci ao motorista e desejei boa noite.)

Assim sendo, toda a empolgacao com a vida e a vontade de se divertir fica retida, e quando os suecos viajam de férias eles se soltam e fazem fora do país tudo o que nao fariam em casa. Daí a fama dos suecos Europa afora e mundo afora, de serem extremamente liberais, de beberem muito, andarem pelados na rua e fazerem sexo em público. =P A Suecia tem fama de ser pior que a Holanda!! (ou melhor, a depender do ponto de vista)

Só é permitido o consumo de bebidas alcóolicas a partir dos 20 anos de idade.

Lá eles têm uma festa que celebra a chegada do verao, que é a festa mais esperada e comemorada e amada e venerada do ano inteiro. E "coincidentemente" (ou pelo menos curiosamente), a maioria dos bebês que nascem no país nascem exatamente nove meses depois desta festa.

Sueco é muito parecido com o alemao, e quando a gente lê dá até pra entender alguma coisa...

Eles aprendem alemao na escola, e a pronúncia da Malin é tao perfeita que dá inveja, e ela mora aqui desde Fevereiro.

Hum... acho que isso é tudo que eu sei da Suécia. Agora falta ir lá pra poder contar mais. =)
Fotos da saída com a Malin e com a Paty, ontem à noite: =D


"Inocente!" (reparem no bonequinho atrás das grades)

"Eu amo Medo"


Malin & eu.

A Malin é louca.

Nao disse?

A Paty também.

É nóis! =) <3

Ligadoooonas... =X

Paty dormindo já, escorada na borda da foto. =P

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As cores que faltavam e nao faltam mais.


Quase 10 meses sem o almoco da Dona Dal, sem as sobremesas da Camila, sem os quitutes da Vovó. 10 meses sem comer brigadeiro!!! Acreditam? Bom, Leite Moca nao era o problema. Aqui na Alemanha tem, é da Nestlé também, e chama Milch Mädchen. Eu pessoalmente nunca vi, mas todos dizem que vende no Edeka (supermercado chique). Mas de qualquer maneira, pedi pro meu namoGado trazer do Brasil umas latinhas... Ele trouxe duas, que ficaram guardadinhas no armário, esperando a hora certa de desaparecerem.

A hora foi dez da noite, o dia, quarta-feira, enquanto falava com a Luisa no MSN e ela me contava que tinha acabado de fazer brigadeiro sozinha pela primeira vez (na verdade a Valéria tava no viva voz dizendo o que fazer). Eu nao resisti e disse: eu quero! Vou fazer também! E fiz.

Nao tinha manteiga, o granulado era velho e eu ainda quase deixo queimar porque inventei de continuar falando no msn, e parei de mexer de vez em quando. O fogo daqui é muito potente (é elétrico) e o cheiro do chocolate - caramelo queimado tava espalhado pela casa, até o Willi veio ver o que era. Ele chegou bem na hora que eu saí pulando com careta de dor, de tanto mexer panela a minha mao ficou imprestável... Ele riu e disse "viel Spaß!" e foi dormir. Eu fiquei até uma da manha enrolando brigadeiro, passando no granulado esbranquicado e colocando nas poucas forminhas pequenas que a Manuela tinha.

No dia seguinte, exibi meus docinhos pra eles. Eles nao pegaram nenhum, e o pratinho ficou lá na cozinha, reluzente, chamativo, eu doida pra comer, e tchan! comi. Comi quase todos!!
Deixei uns 4, fora o que a Oma comeu e o que o Luca comeu, o resto foi tudo meu.
Aí a Manuela chegou e pediu pra provar.

Pra minha surpresa, ela comeu dois, deu um pra amiga e deixou um pro Willi, e ficou pedindo mais. "Diana, isso é muito gostoso!!!"

Aí que foi. Hoje eu tirei meu dia pra fazer docinhos. Fiz brigadeiro com granulado colorido, com granulado de chocolate, fiz casadinho e solteirinho, com acucar e sem. Amanha vou servir com todas as honras depois do jantar. Isto é, se eu aguentar, né... Nao é nada fácil ficar olhando pra eles aqui em cima do meu fogao...





















quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Stuttgart

Visitando o namoGado. =)

Fotos da minha primeira visita a Stuttgart, com direito a uma brazucada enorme, a saída sábado à noite, a Flohmarkt com uma jaqueta jeans LHÈNDA de 3 euros (!!!) e muuuito namogado. =)

Fotos aleatórias de pessoas genéricas que vocês nao conhecem, mas que sao bem legais. =)



Olha que língua fácil que eles falam por lá...
Povo do Erasmus tomando cerveja alema.









Lago dos patinhos, na Uni de Stuttgart.

Fê com suas compras do Flohmarkt. =)

Essa universidade é linda demais! =))

Pixacao legal.

Pixacao mais legal. kk

Turistando.


Fazendo sala pro pai da Bianca, que apesar de ser brasileira e de a família morar na Colômbia, tem pai alemao, e ainda por cima de Hamburgo. =) O passeio foi ótimo, só falamos alemao (!!!) até entre nós, e eu ganhei elogios à minha pronúncia (cof cof) do tio dela. =D Fazia um dia lindo apesar das nuvens e das chuvinhas chatinhas, e as fotos renderam belas cenas do Hafen (porto) daqui. =) Amo essa cidadeeee! Já falei isso antes?


Hafencity...

Eu com a pilha de roupa que a Gi tinha levado pra mim... =P

Gi e Bia...

Eu, a montanha de roupa, a Gi e o Hafen...

A Vane e a Bia...
(amo essa foto =)

HafenCity...

Um videozinho que tava passando num buraquinho...

Nós! o/

E... HafenCity de novo!

Nossos Allstar/Genérico maduros e experientes.

Festa dos Desconhecidos. (ou o crássico "festa estranha com gente esquisita")

Duas amigas moram juntas. Num apartamento com três quartos, um corredor-sala, um banheiro, um lavabo e uma cozinha. Tudo muito bem decorado com todos os popcards gratuitos que elas colecionam nos barzinhos, e com todo o potencial para uma festa do arromba. A pergunta é: por que nao? Entao funciona assim: cada uma chama seus amigos. Eles podem chamar os seus respectivos amigos, que trazem mais amigos, e a casa lota. Ê!
Tudo pronto. Velas acesas, luzes apagadas, cervejas na banheira com gelo, mesa cheinha de salgadinhos e aperitivos, computadores ligados - cada um num quarto, cada um com a sua música.
Aos poucos vai chegando mais gente, e a campainha vai tocando, vai tocando, dá vontade de deixar a porta aberta só pra nao ouvir mais esse dingdong. E abre a porta quem estiver mais perto, nao tem dessa de anfitriao nao.
A gente chega no lugar, bate a campainha, um desconhecido abre a porta, todos os olhos se viram pra nós, e a gente sem graca vai entrando, vai passando, vai dizendo oi... Só desconhecido. Eu era a amiga do amigo, e também levei uma amiga. Entao as únicas duas pessoas que eu conhecia lá eram: o amigo e a amiga, pronto. O amigo me apresentou seus amigos, um deles (uma deles) chamava Diana, bonito nome. Em alguns minutos seria aniversário dela, nem dei parabéns, tava meio perdida, acabei desejando "Herzliche Glückwünsch" pra dona da casa, mas acho que ela nem ouviu, porque só foi mostrando onde tava a comida, a bebida, o banheiro, fiquem à vontade, a casa é de vocês, e se precisar de alguma coisa nao me chama, só pergunta pra alguém e aí você aproveita e conhece alguém novo.

Quero fazer uma festa assim um dia, ô se quero. =)

um computador e um grande papel na mesa, com canetinhas, pra quem quiser chegar lá e rabiscar qualquer coisa pra dona do quarto.

"rua da simpatia"?

"eu posso beber tanto quanto eu quiser!" =P

eu, o amigo e a amiga.