terça-feira, 5 de maio de 2009

Lembranças de um Verão (ou muitos)



Pedalar. Ação diária nos meus anos de Vila dos Cabanos, agora repetida na Alemanha, quase dez anos depois. Quase, não! Mais.
No Domingo pedalei por quase duas horas pelos parques de Paderborn. Pedalei entre árvores, entre riachos e entre fazendas. Pedalei debaixo de chuva. Me lembrei dos fins de semana quando meus primos iam pra nossa casa e pegávamos as bicicletas e pedalávamos embaixo de toró, de doer as costas e de preocupar mães. Eu lembrei das ruas da Vila, sempre tranquilas, ninguém nunca tinha medo de carro nem de caminhão, porque nossas bicicletas eram mais rápidas, ou porque as ruas eram sempre grandes o suficiente pra todos nós. Me lembrei do igarapé do sítio, vendo o riacho com água clara-turva, com algas no fundo. A gente passava o dia nadando e voltava pra casa dormindo no carro. Papai dizia que o igarapé tinha uma energia pura, que nos dava sono quando saíamos de lá. Eu acredito nisso até hoje.
Me lembrei dos dias que eu andei à cavalo na fazenda da Marina, quando eu tinha uns 13 ou 14 anos. O cavalo dela um dia desembestou com ela em cima, e ela caiu feio, acho que quebrou o braço... A fazenda onde eu pedalei tinha cavalos e uma garota treinava um deles, embaixo da chuva... Lá nós compramos aspargos e batatas, e eu lembrei do celeiro, na ida pra Salinas, na época que ele não era pop mas era bom demais... Tinha um balcãozinho no canto, com um tio preparando sucos fresquinhos, e ele sempre tinha tempo de esperar a gente decidir entre o cardápio enorme de sucos, que tinha escrito na parede.
Lembrei da praça Batista Campos, vendo as pontes de madeira que cruzavam os parques onde eu pedalei. Lembrei das praças de Curitiba, floridas no início de Dezembro, quando vi os jardins do Castelo por onde eu pedalei.
E foi assim que eu subi numa bicicleta e pedalei uma máquina do tempo.

Nenhum comentário: