sábado, 26 de setembro de 2009

Sverige

Todo mundo já ouviu falar pelo menos uma coisinha sobre a Suica: os chocolates, a neve, os Alpes, o fenômeno das diversas culturalidades em um país só (cada parte do país fala uma língua diferente)... E também muitos de nós pobres brasileiros, mortais e ignorantes, confundem este pequeno e curioso país com aquele outro de nome parecido (mas só em português): Suecia. Mas o que eu já ouvi falar sobre a Suecia? Na verdade nada, até chegar aqui. Por ser relativamente pertinho da Alemanha, aqui é cheio de suecos, e tenho três amigas que, morando em Hamburgo, comecaram a namorar suecos que moravam na Suecia. Uma delas até terminou seu ano de au pair e foi morar com o namorado em Estocolmo. E uma das pessoas com quem tenho saído e me divertido muito ultimamente é a Malin, minha vizinha de bairro (uma das poucas que conhece Rahlstedt tao bem quanto eu, e que sofre as mesmas coisas que eu sofro por morar tao longe e tao isoladamente do resto do mundo.) =P. Ela é sueca e tem 19 anos, vai fazer 20 em algumas semanas (no dia do aniversário da Bianquinha). E com ela tenho aprendido mais algumas coisas sobre a quase chará da Suica (mas só em português). Aí vao algumas curiosidades...

Por ser um país nórdico, a Suecia sofre da depressao do inverno e da exaltacao do verao. No inverno é escuro e frio demais, com poucas horas de sol por dia, e no verao é o oposto, de modo que o comportamento das pessoas numa época e na outra é quase extremo: muito fechado no inverno e totalmente louco no verao. Ela explica: quanto mais se vai para o norte da Europa, mais as pessoas sao fechadas, frias e tímidas, muito tímidas. Se você estiver na parada do ônibus e tiver uma pessoa sentada no banco, podem ter três lugares do lado da pessoa, mas dificilmente outra pessoa vai sentar também. E as pessoas nao falam umas com as outras, mesmo quando estao na rua e precisam saber as horas. (Ela me contou isso quando estávamos juntas descendo do ônibus e eu agradeci ao motorista e desejei boa noite.)

Assim sendo, toda a empolgacao com a vida e a vontade de se divertir fica retida, e quando os suecos viajam de férias eles se soltam e fazem fora do país tudo o que nao fariam em casa. Daí a fama dos suecos Europa afora e mundo afora, de serem extremamente liberais, de beberem muito, andarem pelados na rua e fazerem sexo em público. =P A Suecia tem fama de ser pior que a Holanda!! (ou melhor, a depender do ponto de vista)

Só é permitido o consumo de bebidas alcóolicas a partir dos 20 anos de idade.

Lá eles têm uma festa que celebra a chegada do verao, que é a festa mais esperada e comemorada e amada e venerada do ano inteiro. E "coincidentemente" (ou pelo menos curiosamente), a maioria dos bebês que nascem no país nascem exatamente nove meses depois desta festa.

Sueco é muito parecido com o alemao, e quando a gente lê dá até pra entender alguma coisa...

Eles aprendem alemao na escola, e a pronúncia da Malin é tao perfeita que dá inveja, e ela mora aqui desde Fevereiro.

Hum... acho que isso é tudo que eu sei da Suécia. Agora falta ir lá pra poder contar mais. =)
Fotos da saída com a Malin e com a Paty, ontem à noite: =D


"Inocente!" (reparem no bonequinho atrás das grades)

"Eu amo Medo"


Malin & eu.

A Malin é louca.

Nao disse?

A Paty também.

É nóis! =) <3

Ligadoooonas... =X

Paty dormindo já, escorada na borda da foto. =P

Nenhum comentário: