segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Andar sobre a água.

Domingo nublado, temperatura a menos quinze graus, três meia-calcas e uma calca jeans, duas blusas e um casaco, um protetor de orelha, um gorro, duas meias e uma bota. Três luvas, uma em cima da outra. Nao tem jeito, o frio bate e nao tem pena. Calcadas cobertas de gelo mesmo depois de uma semana inteira sem nevar. É tao liso que cada passo é precioso, e as maos ficam instintivamente à frente do corpo - isto é, caso nao estejam muito preocupadas em se proteger do frio se enfiando nos bolsos do casaco. O carrinho de bebê nao tem pneus de inverno e as botas estao velhas e já nao evitam movimentos derrapantes e vôos rasantes. O nariz sangra do clima seco, os olhos secam com o vento gelado, as orelhas doem por causa do frio, os lábios rachados gemem de dor porque... simplesmente nao tem como nao rir.
O que diabos estamos fazendo fora de casa??? Por que, meu Deus, trocamos o calor tao bom da lareira, as pantufas tao macias e o aquecedor tao útil e prestativo, por esse sofrimento voluntário??
Mas a pergunta fica no ar, e nos ocupamos em rir e pular de alegria diante de um cenário tao único e raro como o que encontramos ao acaso, gracas à nossa feliz idéia de sofrer.
Um lago - que na verdade é um rio - bem largo - congelado quinze centímetros e repleto de pontinhos pretos que eram pessoas em cima dele. Andando sobre a água. Patinando com seus patins de gelo, com seus tênis ou com suas barrigas, correndo, caindo, se equilibrando sobre o gelo tao liso, mas tao liso, que nao tem como duvidar. Aquilo nao é a neve derretida da calcada, nem um pátio molhado porque o estao lavando. É um lago, e congelou, e tá tao liso e reto e branco e enorme, que a gente só pode pular, mesmo sabendo que pular é perigoso nessas circunstâncias... e a gente só pode rir, mesmo sabendo que rir só faz a boca rachar mais ainda.
Conhecem a expressao "rachar o bico"? Entao, acho que vem daí. Quem inventou essa expressao foram as felizes pessoas que, mesmo num frio impossível, nao conseguiam parar de rir e pular de alegria.






Um comentário:

Fernanda Fernandes disse...

eu fiquei com frio só de olhar rsrsrs