terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Frohe Weihnachten und Prost Neues Jahr!

(frôr-e váinarten und prôst nóesiar) - Feliz Natal e Próspero Ano Novo

O Natal aqui nao é igual ao do Brasil. Nao mesmo. Aqui Papai Noel é Nikolaus, mas também é chamado de Weihnachtsmann. Mamae Noel é Waihnachtsfrau, e nao é velhinha. A data é como o círio de Nazaré, nao dura um dia só, nem uma semana. É um mês inteiro, se duvidar, dois meses. A Weihnachtsbaum, ou Tannenbaum (se lê assim mesmo, como se escreve), diferente da nossa singela árvore de plástico, reaproveitada por alguns anos, aqui é de verdade, e é comprada em fazendas onde sao cultivadas, e quem corta é a própria família que vai comprar. E ela nao é montada semanas antes, como nós fazemos. Por ser viva, ela precisa ser colocada em um vaso com terra e um pouco de água, para durar um pouco mais. Mas mesmo depois de erguida na sala, os enfeites só sao pendurados no dia 24, com a família toda, antes da ceia. Os presentes normalmente sao baratos, e sao coisas que o presenteado esteja precisando. Como saber o que ele está precisando? Vá e pergunte. E ele nao vai hesitar em responder.
As criancas acreditam no espírito do Natal (Weihnachtskind - váinárts quind), que é quem "compra" os presentes. O Nikolaus deixa na árvore, e os pais entregam. Algumas criancas até já sabem que essa história de Nikolaus é mentira, mas dizem que acreditam nele, porque se nao acreditarem, correm o risco de nao ganhar nenhum presente. =) Mas no Weihnachtskind, todo mundo acredita.
Assim, na hora de entregar os presentes, alguém é eleito o Nikolaus e vai pegar, presente por presente, debaixo da Árvore, e entregar ao seu dono, de acordo com o nome escrito. As criancas, antes disso, têm que fazer alguma apresentacao. Tocar alguma coisa, cantar, recitar um poema, algo relacionado ao Natal, todas juntas. Se nao fizerem isso, nao ganham presentes!

A cidade fica linda. Tudo fica iluminado e tudo se veste de Natal. As pessoas ficam mais gentis, se desejando Boas Festas, e todos os vendedores de qualquer lugar usam gorrinhos de papai noel. Os Correios ficam lotados, todos os dias, o dia inteiro. Creio que nao haja uma pessoa na Alemanha que nao mande pelo menos um cartaozinho nessa época. Normalmente, sao muitos. Pra familiares distantes, pra amigos, pra clientes... E aquilo que eu via na casa da minha Avó, todos os cartoes recebidos enfeitando a casa, aqui também se dá. Mas nao pode ser na Árvore, porque as luzes que pra nós sao "pisca-piscas", aqui sao velas de verdade! Claro, as de verdades só sao acesas na Noite de Natal, ou quando há convidados, ou em dias especiais, como o Ano Novo (Silvester) e o dia de Reis (Hoje!). Nos outros dias o que ilumina a Tannenbaum sao luzinhas em forma de velas, acesas até a hora de dormir.

O Natal, junto com o Ano Novo, têm um significado muito especial aqui. Durante essa época é inverno, e tudo fica cinza, frio, e o Natal chega pra colorir tudo. E o Ano Novo, que pra nós tem o sentido de renovacao, de outra chance pra fazer tudo dar certo, pra eles tem o sentido de esperanca, porque o inverno está acabando, os dias estao ficando mais longos, a cada dia acrescenta-se um minuto de sol, e a alegria da primavera aos poucos invade as casas.


Bom, o meu Natal foi longe da minha família, do meu namorado, da comida da casa da Vovó e da casa da tia Lica. Mas foi muito especial. Me senti muito acolhida, bem recebida e bem alimentada. =D E muito presenteada! Mesmo quem ainda nao me conhecia trouxe alguma coisinha embrulhada, com meu nome, pra colocar embaixo da árvore.

E meu Ano Novo comecou muito antes, em 13 de Dezembro, dia em que comecou de verdade um novo ano pra mim, o ano da Diana in Deutschland!
Que esse ano eu possa juntar os dois sentidos, o da renovacao, e que eu aproveite essa chance para me melhorar, para crescer e para fazer tudo certo; e o da esperanca, que eu possa aproveitar cada minuto a mais de sol, e sentir a alegria da primavera, e aproveitar o verao, e conhecer as cores do outono, pouco antes de voltar pra casa de novo.
Tomara que tudo continue dando certo pra mim. E que enquanto eu tô longe, tudo continue dando certo aí em casa!
Porque vocês sabem, que no fim, tudo dá certo, se nao deu, é porque ainda nao chegou o fim! =)

Feliz Ano Novo!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Leia isso sempre pra si mesma, pra lembrar dessa esperança. :)
Um dia eu passo o natal ai, vais ver. Acho lindo, lindo, lindo, amo tudo isso.

Anônimo disse...

Eu tô escrevendo e o blog tá apagando ¬¬

Que você leia isso aqui sempre, e que lembre sempre dessa esperança em tudo dar certo por aí, pra dar certo.
Um dia eu passo o Natal aí, vais ver. É tão tão lindo tudo isso *__*

Anônimo disse...

Ah, é porque precisa da tua aprovação. hahahahha :P