quarta-feira, 11 de março de 2009

Curtas Mensagens

Mais escritos do diário de bordo ensopado.


Österreich, 7 März 2009

Áustria. Será que a Áustria é assim, por toda parte?
Florestas densas, espalhadas em vales, montanhas, de todos os tamanhos, cortadas por rios que caem em pequenas cachoeiras, acompanhadas pelas estradas que me lembraram muito Minas Gerais. Chegamos no hotel em meio a uma tempestade de neve, com um vento tao forte que a neve cai na horizontal. Eu tô aqui sentindo calor, na sala que também é o meu quarto, num apartamento enorme de um hotel bonitinho (apesar de seus bizarros animais empalhados, espalhados pelo restaurante e pela recepcao). De onde eu tô, vejo pela janela uma montanha gigante coberta de neve e de pinheiros quase todos cobertos pela neve, e neve, neve caindo na horizontal. Nas montanhas eu vejo cercas que foram colocadas ali para nos proteger de uma eventual avalanche, Vejo pessoas subindo no teleférico, sentadinhas com as perninhas balancando com os esquis presos nas botas, subindo, subindo... E depois descendo, deslizando em zigue-zague pela neve, montanha abaixo, desviando dos outros, desviando das árvores, igualzinho àqueles bonequinhos de um video-game que eu joguei quando crianca. Dá pra imaginar que eu ainda tô no Brasil e que a janela é a tela de uma televisao, e que eu nao tô aqui de verdade, no meio do nada, cercada por um monte de neve amontoada. tem partes onde a neve chega a 3m de altura!! Quando eu paro pra pensar que a cidade mais próxima daqui fica em outro país, e que aqui nao passa ônibus, nem metrô nem aviao, nem mesmo helicóptero, e que eu nao sei dirigir, me dá uma claustrofobia que eu nunca senti na vida.
(...)

Lembrei das figuras que eu vejo no trem e no metrô... Ando pouco de ônibus, e geralmente só vejo gente normal lá, mas metrô e trem sao points para encontrar algumas curiosidades... Ontem indo para Paderborn, foi uma menina que sentava na minha frente. Ela estava com uma amiga e em determinado momento a amiga atendeu o telefone e, ao mesmo tempo, a senhora do meu lado atendeu o celular, e por um momento eu achei que elas conversavam, porque cada uma falava num momento, e as falas se completavam! Foi absurdo! Foi tipo:
- Eu tô na Estacao...
- Eu também.
- Ah, vocês também? Ah, entao eu vou descer.
- É? Ok. Tchau tchau!

Foi muito mais coisa do que isso, mas nao lembro direito. Eu fiquei olhando, porque na minha cabeca, a qualquer momento elas iam se tocar de que estavam bem na frente uma da outra. Mas nao aconteceu. A menina desceu e a senhora ficou.
E a garota que ficou sem amiga, algum tempinho depois de a amiga descer, comecou a fazer uns movimentos bruscos, mas leves, com as maos. Fingi nao olhar, mas pelo canto do olho eu vi que ela estava... regendo uma orquestra! Procurei fones de ouvido: nao tinha!! A menina tava regendo uma música, sem música! Louca. =P

(...)

Österreich, Salzburg 8 März 2009

Preces atendidas. O dia nao podia estar mais lindo e perfeito. Vai ser bom e lotado. Hoje é Domingo pé de cachimbo, em plenas férias fora de época na Alemanha, e TODO mundo que veio pra cá vai sair hoje! O céu tá azul azul, e o sol tá nascendo, é lindo como ele ilumina só a pontinha das montanhas mais altas, e depois vai cobrindo, aos pouquinhos, todo o vale. O que dizer? É uma delícia! Eu fui a primeira a acordar e ver esse fenômeno de dia. Vi da cama mesmo, já que minha cama fica bem de frente pra janela da sala. Acordei, abri os olhos e foi dois segundos para um sorriso e uma prece. Obrigado, Pai!
Dá vontade de saber esquiar, só pra poder ir lá pro topo da montanha mais alta. De cima da Pedra nao se fala em horário... E agora, nesse momento, (...) todas as pessoas do Vale dormem, acordam, olham pro dia lá fora e pensam que estao sonhando.
E nenhuma delas saiu ainda, e o teleférico ainda tá parado, e no alto da montanha tudo que existe é pedra, neve, céu azul, sol e paz.

(...)

Nenhum comentário: