terça-feira, 24 de março de 2009

Longas mensagens.

Um pouco mais do diário ensopado...


Österreich, Salzburg, 11 März 2009
sobre o dia em: Österreich, Kärnten. Vilarejo chamado Pörtschach am Wörthersee

Fomos hoje à casa onde a Manuela nasceu e foi criada. Conheci uma parte da família dela, que ainda mora lá. Duas tias, uma prima de 21 anos e a avó. A avó dela tá muito dodói, nao anda mais, nao fala e nao consegue mais expressar emocoes. Esses dias ela soube que ela nao abre mais o olho. Muito triste. =/ E conhecendo ela, nós temos a certeza de que ela tem nocao do que acontece ao redor dela. Imagina o que é todo mundo ao teu redor, falando contigo, e você nao poder expressar reacao alguma.. E quando fomos lá a Manuela levou a Felia para mostrar pra ela. Ver essa cena, a Manuela e a Adele (mae da Manuela) com a Felia no colo, mostrando a nova bebê pra bisavó, foi lindo e me deu tanta vontade de chorar...

...
A casa é grande e uma das tias mora no andar de cima, e a outra no andar debaixo, cuidando da mae. Lá nós almocamos e saímos para passear com a Felia. Fomos eu, Willi, Manuela, Felia, Eva Luca e Eva (a prima). O lugar é absolutamente lindo, daqueles de encher os olhos. Cercado de montanhas baixas, por trás das quais se vê montanhas maiores, essas cobertas de neve. Mas onde nós estávamos estava verde e o sol brilhava e até esquentava um pouco. Era uma cidadezinha pequena e charmosa, com um lago grande que a separa das demais cidadezinhas da regiao. Eu quis ficar lá pra sempre, só pra ver aquele lugar tao lindo ficar cada dia mais lindo, com a chegada da primavera e do verao, e depois do outono. Deve ser lindo demais!
(...)
Uma hora e meia depois de sair de lá, voltamos à neve, ao vento e aos dez graus negativos. A viagem foi divertida, me distraí entretendo o Luca, que é muito infeliz por ser o único ser de 8 anos no meio desse bando de gente entediante e adulta.
(...)
As brincadeiras foram soletrar, rimar, cantar, contar até quatrocentos (e até 10 em português - muito FOFO ele falando português!!) e calcular a diferenca de alturas e de idades entre as pessoas do carro. =)
Ontem também brincamos juntos na neve depois do jantar: costela de porco comida com os dedos, arrancando a carne com os dentes, acompanhada por batata assada de forno, recheada com sour cream. Delicioso!! E no caminho pra casa, afundei num barranco de neve e o Bubi fez sinal pro Luca e os dois se jogaram em cima de mim, me cobrindo de neve até as orelhas! (dentro das orelhas tb!) Eu nao fiquei tao assustada quanto da primeira vez (o Bubi já tinha feito isso de manha e eu fiquei pasma, sem outra reacao a nao ser gritar "seu doido!!" em todas as línguas que eu sabia). Tinha neve dentro da minha roupa, descendo nas minhas costas e dentro da minha bota! E nao tinha como tirar!!
(...)
Eu gritava e gargalhava, e eu perguntei pra Eva "o que eu faco com esses dois?" ao que a Eva respondeu, revida! E eu peguei uma bola de neve e coloquei no pescoco do Bubi, e a Manuela se juntou, e os dois comecaram uma guerra de neve da qual logo toda a família estava participando! Menos a Felia, claro.
=) Divertidíssimo.

Nenhum comentário: