quinta-feira, 19 de março de 2009

Eva

Ainda transcrevendo o diário de bordo perdido.


"Salzburg, Österreich, 10 März 2009

Dia MUITO divertido.

(...)

À tarde comecei a ver Finding Neverland, mas antes que o filme terminasse, fui intimada a acompanhar a Eva até a Kaufhaus (cauf raus), que é uma lojinha onde vende quase tudo, para comprar suco de laranja. Fui meio de mau gosto, porque estava cansada e porque queria terminar de ver meu filme, mas como nao tinha opcao, mandei o mau humor passear e fui, pescando assunto para conversarmos. A ida foi longa e cansativa, e eu me perguntava, porque diabos eles nao compravam logo todos os sucos da semana? Ia nos poupar fôlego! Mas sempre que eu saio com a Eva eu me divirto à beSSa, e dessa vez nao foi diferente.
Na volta ela me levou pr'aquele bar onde tem o Aprés Ski, só que dessa vez entramos e pedimos bebidas. Eu nao tive coragem de beber álcool alo dentro, entao pedi um suco de laranja.
Gente. Foi uma piada. A Eva bebendo Glühwein, dancando e cantando as músicas austríacas dos anos 70, no meio de um bando de jovens e adultos bêbados, num lugar mínimo onde mal se podia respirar, com uma música tao alta que nao ouvíamos nossa própria voz. E por onde ela passava os caras falavam com ela e abriam passagem, nao sei se porque ela é velhinha e eles achavam curioso, ou se queriam ajudar, ou se era pra avacalhar. Eu fico com a primeira opcao, mas ela com certeza ia dizer que eles estavam sendo gentis pra poder se aproximar de mim.
E de fato uns falaram comigo, e na saída teve um que parou o carro, abriu a porta e falou com a Eva algo que eu nao entendi, e que depois ela resumiu dizendo "He said you're very sweet." Vai saber o que isso significa. Mas eu nao lembro a última vez que eu ri tanto quanto nesses 20 ou 30 min. E depois ela já estava meio alta, e veio o caminho de volta inteiro falando.
Falou das flores que nascem quando a neve derrete, fenômeno que ela presenciou quando crianca. Durante a guerra eles levaram classes de criancas para passar um ou dois anos em lugares remotos e calmos, porque em Hamburg estava tendo bombardeio.
E ela foi levada pra parte alema dos Alpes, ela tinha 13 ou 14 anos e se divertiu muito.
E ela contou da primeira vez que ela foi a Paris sozinha, quando era jovem. E ela perguntou a um homem na rua como se ia a tal lugar, e ele respondeu que a levaria e mostrou o carro dele, um conversível que estava estacionado a poucos metros.
Ela pensou "se ele tentar fazer alguma coisa comigo eu grito por socorro e todos na rua vao ouvir", e foi com ele.
Ele era gentil e simpático, e a levou numa exposicao de carros antigos e depois ela conheceu a night de Paris e se divertiu muito. =)
(...)"

Nenhum comentário: