sábado, 30 de julho de 2011

Curiosidades

* Na Alemanha, ao comprar um ingresso para o teatro, ou para um concerto, um show, algo assim, o ingresso te dá direito a usar "de graça" os meios de transporte públicos para ir e voltar do evento.

* Em alguns museus você pode "alugar" banquinhos dobráveis, para carregar durante seu passeio por entre os quadros e esculturas. Assim, poderá sentar quando quiser, onde quiser, seja pra observar as obras mais atentamente, seja simplesmente pra descansar no canto enquanto espera o guia terminar o enorme discurso sobre o quadro de Van Gogh.

* Na Holanda é tradição comer comida chinesa bebendo cerveja. Tipo filé com fritas, combinação perfeita.

* Nos restaurantes bávaros há pratos feitos exclusivamentes para o sexo masculino.

* Se você oferecer seu lugar no ônibus ou no trem a uma velhinha, ela vai saltitar de felicidade e agradecer infinitamente. Não só porque é um gesto legal, mas também porque é raro. Hoje me contaram uma cena interessante. Metrô de Munique, todo tipo de gente. Por exemplo, boyzinhos intelectuais e Punks barulhentos. Um velhinho bem velhinho, de andador e tudo, entra no trem lotado. Os boyzinhos olham, olham, e voltam a ler. Os punks param com a barulheira e, na mesma hora, oferecem o lugar para o velhinho sentar. O velhinho, surpreso, aceita sorridente o gesto de gentileza. E os punks incluem ele na conversa, e os boyzinhos continuam a ler.

* No curso de Geografia na Universidade de Munique tem "Política do Brasil" na grade curricular. Eles discutem no curso, por exemplo, os horrores que os brasileiros fizeram e ainda fazem com a floresta amazônica.

* Toda quinta-feira, num tradicional Biergarten em Munique, tem uma festa onde só toca forró.

* Forró em húngaro significa fogo.

* Em Munique tem um bar chamado Ver-o-Peso, e outro chamado Buena Vista, e, se eu não me engano, ambos tem donos portugueses.

Nenhum comentário: