quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Paris - Parte I

"S'il me manque l'amour, je ne suis rien." (Basilique du Montmartre, 12/12/2008)

Paris é linda. Mas nao consegui ver direito. Tenho que voltar lá, de preferência no verao. Estava MUITO frio!
Ok, vamos do início.
Cheguei no Charles de Gâulle, aeroporto de Paris, na manha do dia 12 de Dezembro. Depois de muito penar para ligar para a minha casa, comprar um bilhete de trem que valesse pelo dia todo, eu consegui sair do aeroporto rumo à cidade. Comi dentro do trem um iogurte que trouxe do aviao, e me pus a tentar entender o mapa que consegui no bookstore do aeroporto, onde um cara me paquerou descaradamente. =P
Tentando e nao conseguindo, perguntei à moca (môssa) que sentava à minha frente se ela falava inglês. Nao. Tentei ler de novo... Ela se ofereceu pra ajudar.
Francês vai, inglês vem, ela acabou me dizendo que me levaria a Montmartre. Eu disse "Nao! Nao precisa! Vou te atrapalhar!°. Ela disse que nao tinha problema, e assim seguimos à Igreja que ficava no topo de uma longa escada, e de lá podíamos ver a cidade inteira.
Entramos na Igreja. Estava tendo uma missa, de modo que precisávamos fazer silêncio. Em um mural com avisos, achei a frase que está no início da postagem. Caí no choro. Pensei nas pessoas que eu amo, as quais nao poderia acompanhar de perto, por um ano. Foi uma parte da ficha, que caiu. Chorei sentada em um dos bancos, por um tempo.
Minha amiga esperou sentada, ao meu lado mas distante, com muito respeito. Ela foi até um livro de oracoes e escreveu uma. Eu escrevi a minha.
Olhamos a igreja e saímos. Passeamos um pouco lá fora, vendo Paris nublada, quase toda branca e cinza, nao fosse o verde do parque logo abaixo da Igreja, com poucas pessoas - todas turistas, por causa do frio. Voltamos andando à estacao de metro.
Lá nos despedimos, agradeci em todas as línguas que eu sabia, com gestos e sorrisos. Ela me explicou como chegar em Notre Dame e se foi. Eu dei a ela um Real em moeda, de lembranca. Dela, fiquei só com a foto, que já coloquei aqui. Mas se nao fosse aquela paciência e aquela boa vontade, Paris ia deixar de ser um lugar lindo (e frio) pra ser um lugar frio, estranho e medonho, apesar de lindo.
Depois da companhia da Eduice, me senti muito mais segura para me aventurar sozinha em Paris! E assim tomei o rumo de Notre Dame de Paris.

(to be continued...)

Nenhum comentário: