quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Parte de outro email...

Nao, o Luca nao só é fofo com os olhos lindos mas é um fofo que fala alemaaaao... Ele é muito fofo falando alemaaaaao! =D kkkk
Eu queria que todo mundo visse eu conversando em alemao com ele. Eh CÔMICO. Ele fala rapidao, aí eu peco pra ele falar mais devagar, ele reduz tipo, de 80 pra 8 por hora, articulando cada silaba, com os olhos arregalados. hahahah eh lindooo... E quando eu nao entendo alguma palavra? Ele se vira pra explicar! Faz gestos, procura o objeto, encena a cena todinha pra me fazer entender. Cara, e a gente fazendo presentes de natal pros pais dele? Toda vez que ele ouve alguem subindo a escada ele grita algo que significa "nao entra aqui!"... eh muuuito liiindo! ... Nesse exato minuto ele veio aqui no meu quarto trazer os presentes que ele tinha escondido de qualquer jeito porque a mae dele precisou entrar no quarto enquanto a gente fazia as coisinhas. Ele vem todo sério, sussurando, parece gente grande. =)
Hoje eu peguei os dois frios em Hamburgo. O frio agradável, de manha, umas nove horas, dava até vontade de andar só com duas blusas. =P E o frio de tarde, um vento cortante, nossa, horrivel!! Mas uma coisa é certa. Frio no Natal é a coisa mais m+agica!! Fica tudo cinza e marrom, quase nao se vê nuvem no céu, mas ele ainda assim fica branco... O que dá o toque especial sao os enfeites de Natal que se vê em tudo que é canto! A Alemanha em especial leva o Natal muito a sério. Tudo está voltado pra essa data. As lojas todas se enfeitam, as escolas, as casas todas, em tudo que é janela a gente vê alguma coisinha, um boneco de neve, um papai noel escalando, uma guirlanda, uma luzinha. No meu quarto, quando cheguei aqui, já tinham mil velas e chocolates espalhados pela mesa e pela cama. E as criancas todinhas acreditam no espirito do Natal, (Weihnachtskind) que é quem "dá" os presentes. O papai noel eh St. Nikolaus, um santo mesmo, que tem dia e tudo (e nao é dia 24 nem 25). As familias todas trocam presentes, nao de amigo invisivel, mas cada pessoa dá um presente pra cada um da familia, eles compram muuuitos presentes!!! E tem toda uma coisa de presentes feitos à mao, cartoes feitos à mao, personalizados... é bem legal. E nao existe árvore de Natal de plástico!!!! Sao todas de verdade, eles compram geralmente uma semana antes do Natal, e a árvore fica bonita por um mês mais ou menos. Mas no dia 6 de Janeiro, dia de Reis, eles desmontam e colocam a árvore na calcada (calSSada), e vem um caminhao do governo só pra buscá-las. Eu fico imaginando a cena, dia 6, lá pelas 5 da tarde, com a calcada repleta de árvores de natal abandonadas. kkk
Nessa época tem um monte de feiras de Natal (Weihnachsmarkt) , com artesanato, comida e musica, e tudo à noite, e ainda assim fica lotaaaaado. Todos com frio correndo atrás de chocolate quente, Glühwein, que eh um vinho quente pra dedéu, e crepes com nutela. =D

Um comentário:

Unknown disse...

Ah Di, o Luca é apaixonante!
Já tô morrendo de vontade de conhecê-lo! Erasm muito fofo só de tu contares...

Quando eu tava lendo, fiquei me perguntando se as pessoas so tinham esse espirito natalino no sentido de enfeites e consumismo, sei lá, ou se pensavam realmente no espirito do Natal, de Jesus, do bem....
Mas sei lá so essa confraternização e essa coisa de fazer presentes manuais( que é a tua cara!) já significam bastante!=)

Te cuida, Di!

Adoro ler tuas aventuras!

Bjos

Lu