segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Primeiro Final de Semana em Hamburgo - Sábado.

Acordei tarde. A caipirinha da noite anterior me deixou com sono pra dois dias. Isso que dá gostar de coca-cola e odiar cerveja. Mas no Sábado eu provei cerveja de novo pra ver se mudava de idéia. Nao mudei... Bom. De manha fiquei em casa arrumando o armario. De tarde, lá pelas três e meia, Willi e Manuela passaram pra me buscar, nao pra almocar (já contei que a minha família nao almoca nunca?), mas para preparar o jantar.
Eles com um grupo de amigos têm uma tradicao de se encontrar todo inverno para preparar um prato típico daqui, feito a partir de uma verdura (que só nasce no inverno) que ainda nao descobri o nome, mas que em alemao chama Kohl. Sendo assim, o prato chama Grünkohl, que quer dizer "Kohl" verde. A verdura é mesmo verde, verde escuro, da cor da manicoba. A preparacao é lenta, demorada, e quanto mais gente pra ajudar, melhor. Entao, esse grupo se reúne para cozinhar, conversar e, claro, beber.
Fomos até a casa desse amigo com quem falei antes ao telefone, quando Willi e Manuela nao estavam em casa. Tentei dizer que o Willi tinha acabado de sair (porque ele estava tirando o carro da garagem) em alemao, mas me enrolei toda, e o cara disse "Try in English." Nao podem me dizer isso por aqui. Eu obedeco. kkk
Bem, o cara é muito legal, a esposa dele é um amor, mas nao fala inglês, entao se apresentou dizendo "Mi nombre es Silker." julgando que eu falasse espanhol, e eu consertei dizendo "Meu nome é Diana." Ela entendeu, e nos demos bem. Os filhos dele sao a coisa mais fofa, parecem albinos de tao brancos com cabelos brancos e olhos azuis com cilios brancos.
Teve uma hora que chegaram os dois com roupas de piratas, meias listradas, cada lado de uma cor, bandanas e tapa olho. A garotinha (que deve ter um ano e pouco) tinha uma cicatriz na bochecha, feita com lápis de olho. Perguntei a Silker porque eles estavam vestidos assim. Ela disse "Weil... ahn..." Entendi. Porque sim. =) Decidi que quando eu tiver filhos eles vao se vestir de piratas por nenhum motivo aparente.
Bom, a comida ficou pronta perto das oito da noite. Era um amontoado de verde, parecia muito manicoba, e o gosto era azedo, quase ruim. A sorte é que se come junto com varias partes do porco, inclusive alguns tipos de linguica, e claro, batata cozida. Eu comi tudinho, meio gostando meio empurrando, mas todos ficavam olhando pra mim com um olhar de expectativa, rindo da minha tentativa óbvia de fazer cara de quem gostou.
Para acompanhar o prato exótico, a conversa inglês-alemao e as piadas constantes em relacao ao Brasil, eles serviram vááários tipos de bebida. Descobri que vim pra Alemanha pra aprender a beber. Cada noite é uma aula. A cerveja, os licores, os schnaps (todos os schnaps...) e as caipirinhas... E claro, as caras de espanto quando eu digo que nao, danke schön.

Nenhum comentário: