quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A viagem Rio-Paris...

Transcrevendo meu diário! Pra quem nao sabe, nos teclados da Alemanha nao é possível colocar cedilha, nem tio em cima de vogais.

Estou no Airbus (que mais parece um Airtrain) da AirFrance. Estamos parados na pista de decolagem, aguardando alguma coisa, que desconheco, para partir.
Pela primeira vez (comecou a andar!) me sinto nervosa. (Tá tremendo muito - estou na penúltima fileira, a 56!) Mas nao é nervoso de medo de ficar longe de casa, acredito eu. (Tá correndo!!) (continua a correr... nao dá pra escrever...)
Hum, ultimos segundos de...

Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2008 ~19h (Brasilia), ~22h (Paris)

Decolou.
Meu Deus, como essa coisa tao grande consegue voar?? É muito enorme!! Pois é, o nervoso é de medo desse treco cair.
Pronto, agora estao sendo meus ultimos minutos no Brasil ate Dezembro do ano que vem... O que na verdade nao quer dizer muita coisa, se levarmos em conta que dentro do aviao eu devo ser uma das poucas pessoas brasileiras, com certeza a unica paraense... (tá tocando "Boa Sorte" da Vanessa da Mata na rádio da AirFrance, canal 4) Mesmo as pessoas que trabalham no aviao sao francesas ou algum tipo de europeu, e ficam falando francês ao meu redor... O Felipe ia AMAR estar aqui. =)
Pronto. Já estamos sobrevoando o Oceano Atlântico! Sabe... em momentos de "nervosidade" eu lembro das dicas (ticas) da Alema que foi na UFPa uma vez... Ela ensinou uma tecnica que nos fazia sentir conectados À Terra, sentir que somos parte do Planeta. E nao somos mesmo? Eu, fazendo essa viagem. É verdade, estou indo (turbulência!) pra beeem longe de casa, mas antes das nacoes e das fronteiras, todos nao éramos de uma só casa? Nao deixou de ser assim, deixou? Continuamos dividindo o mesmo chao, o mesmo céu, e agora o mesmo aviao. Tem gente de tudo que é canto do mundo aqui... E é tao emocionante! Nao consigo ficar nervosa com uma coisa dessas.
(Gente... pasmem.) Lembrei porque eu gostava tanto de viajar de aviao, desde crianca... Na +epoca os avioes ainda eram espacosos e generosos (talvez pq eu ainda fosse pequena...) Sao 20h no Brasil, temos menos de uma hora de vôo e o simpático "aeromoco" que tem cara de piloto já veio me trazer umas bolachinhas com gosto de erva doce (nao gosto de erva doce. =\) e "anything to drink?"... Eu perguntei o que tinha e ele respondeu "Whatever you want! What´s your choice?" O inglês dele é bem engracado.
Entao, o que estou bebendo? 7UP! Eu nao resisti e disse a ele há quanto tempo eu nao via isso... Ele riu de mim. =P
...

Oceano Atlântico, 12 de Dezembro de 2008 5h45 AM (Paris)
Gente! Ficar nos fundos do aviao é a coisa mais sensacional! =) É onde tudo acontece! É a primeira área a ser servida. E depois das bolachinhas de erva doce o flight attendant simpático com inglês engracado me deu um menu pequeno que mostrava duas opcoes de jantar, escritas nas 3 línguas: inglês, francês e português.,.
Primeira opcao: carne sauté ao estragao, arroz com acafrao e cenoura vichy. Segunda opcao: Lazanha com quatro tipos de queijo. Escolhendo um ou outro, também vinha na bandeja: queijo, manteiga, água, bolo de chocolate, um sonho de valsa e pao.
Depois da refeicao (servida com paes à vontade) ainda nos ofereceram café ou chá. Gente, foi chiquérrimo! A Layanha estava quentissima e deliciosa.
Mas voltando à festa do fundao. Meu assento fica no corredor do meio à direita de quem vem da frente do aviao. Dois passos e estou no Lavatory, que é amplo e limpinho. =) Já fui lá vááárias vezes molhar meu nariz que tá pra sangrar de tao seco.
Atrás de mim tem outra fileira, uma parede e atrás da parede uma passagem de um lado a outro do aviao. Nessa passagem os flight attendants deixam um carrinho com bebidas, copos e cubos de gelo, de modo que quem quiser beber alguma coisa levanta, vai lá e bebe o que quiser e quanto quiser, aproveitando pra caminhar um pouco (sao 10 horas de viagem do Rio até Paris). Do lado da passagem tem o vao onde os f.a. puxam uma cadeirinha pra sentar. Ali os velhinhos (e alguns nao tao velhinhos) vêm e ficam fazendo exercicios de alongamento. É muito engracado!! Aí fica um monte de gente reunida se exercitando e falando francês... adorei!
Eu nao consegui dormir quase nada. Se dormi duas horas foi muito, e quase nao li também. Tô com sono, nao conseguia raciocinar... Ouvi música. Cada canal do aviao tem no maximo umas 10 musicas que eles ficam repetindo. Ouvi "La Solitudine" na voz da Laura Pausini bem umas seis vezes. Vi filme.. passaram tres filmes, inclusive um brasileiro, bem tosco. E tentei dormir, na maior parte do tempo.
Sao quase 6h em Paris, creio eu. Faltam duas horas. Estou ansiosa pra chegar, morta de curiosidade!

(minutos depois...)
Agora estou tomando picolé!! Frutare de abacaxi! Só mesmo a AirFrance pra me fazer tomar Frutare de ABACAXI, e ainda ouvindo música clássica, às 6 da manha. E sabe que nao é ruim?

Um comentário:

Camila disse...

Di!!!
Que máximo o avião da air france, né?!
Ai, me conta!! Cumoristes o nosso roteiro à risca?! Como foi dormir no aeroporto?! deu tudo certo?!
Adorei esse blog!

Te amo, Di!!!!